A arte na Grécia
— Pontos importantes:
— Produção
cultural mais livre
— Não
era submetida a religião
— Valorização
do homem
— Conhecimento
e razão – acima da fé
Organização social
— Gregos:
cidade-estado (Polis) (cidade independente)
— Ex:
Tróia, Esparta, Atenas
— Polis
– tipo de cidade grega - Comunidade organizada, formada pelos cidadãos ( no
grego “politikos” )
— Valorização
do espaço público (filosofia e política)
— Espaço
privado (casa)
Arte: período arcaico e clássico
— Arcaico
-Séc VII a.c. – V a.c.
— Clássico
– Séc IV a.c. (cultura helênica)
Escultura grega
— VII
a.c. – influência do Egito: figuras de homem em mármore
— Não
apenas representar o homem, mas ser um objeto belo
— Maioria
são cópias romanas
— Simetria
natural do corpo humano: figuras masculinas nuas, posição frontal, peso do
corpo sobre as duas pernas (Kouros: homem jovem)
— Não
possuindo qualquer ligação com a religiosidade, a escultura grega permitia-se
evoluir livremente
— Superar
a rigidez das estátuas, mármore torna-se material inadequado (pesado e frágil –
extremidades quebram com facilidade)
— Bronze
– figuras que expressassem melhor o movimento
— Policleto
soluciona o problema da imobilidade (todos os membros apresentam alternância
entre tensos e relaxados)
— Dóriforo
(escorso)
Arquitetura
— Templos
– para proteger das intempéries as esculturas dos deuses
— Simetria,
construído sobre base de 3 degraus
— Colunas
: (capitel)ordens dóricas, jônicas ou coríntia
Ordem Dórica
— Simples
e maciça
— exterior
de templos dedicados a divindades masculinas
Ordem Jônica
— Leveza
e ornamentação (volutas)
— Coluna
mais fina e possuem base decorada
— Templos
dedicados a divindades femininas
Ordem coríntia/capitel coríntio
— Utilizado
inicialmente só no interior
— Mais
decorativo e trabalhado
— Variação
da coluna dórica
— Templos
–telhado inclinado (espaço triangular): frontão (ornamentado de esculturas)
Cerâmica
— Equilíbrio
na forma
— Harmonia
entre desenho, cor e espaço da ornamentação
— Utilidade:
rituais religiosos, armazenar água, vinho, azeite e mantimentos / objeto
artístico
— Pessoas
em suas atividades cotidianas e cenas da
mitologia grega
— Figuras
negras (preto-silhueta das figuras/instrumento pontiagudo: gravava as marcas)
— Exéquias
(Aquiles e Ajax jogando)
— Discípulo
de Exéquias – inverte o esquema de cores (figura com a cor natural do barro
cozido)
Período Helenístico
— Final
do séc V a.c. – rei da Macedônia domina as cidades-estado e transforma-os em um
reino que se fragmenta (helenísticos)
— Desaparecimento
da independência da pólis grega dando lugar á reinos – interferência na arte
Escultura
— Naturalismo
(não apenas características físicas, mas psicológicas)
— Representação
sob forma humana de conceitos e
sentimentos (paz, amor, vitória,etc)
— Surgimento
do nu feminino
— Conquista:
grupo de figuras em movimento e belos de
todos os ângulos
Arquitetura
— Individualistas
— Casas
são valorizadas (espaço e conforto)
— Teatro(valorização
do ator em detrimento da orquestra)
— Palcos
mais elevados onde a figura central é o ator
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