quarta-feira, 25 de março de 2015

A história da fotografia

Matéria sobre Fotografia 


Segue abaixo o texto referente à fotografia


Fotografia

História e sua importância
Como criar uma boa fotografia
História
v  384-322 a.c.
v   Aristóteles – filósofo grego
v  observou a imagem do sol projetada no solo em forma de meia lua, ao passar por um pequeno orifício entre as folhas de um plátano
Câmara obscura
1452-1519 – Leonardo da Vinci
v  1825 -  Nicéphore Niépce
v  Placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado betume da Judeia.
v  oito horas de exposição à luz solar
v  1839 - Jacques Daguerre
v  Processo usando prata numa placa de cobre : daguerreotipo
v  1839 William Fox Talbot
v  calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata
v  uso até os anos 90
v   produz um negativo
v  o mercado em massa em 1901
v  câmera Brownie-Kodak
Fotografia em Preto e branco
v  Preto sobre o branco, no inicio do século XIX
Processo de revelação analógica
Revelador
v  produto químico de solução alcalina
v  reage com os sais ou haletos de prata
v  teremos pequenos grãos de prata metálica
v  tempo de exposição :3 minutos
Interruptor
v  ácido com a função de interromper a revelação da fotografia
v  procedimento é essencial,
v   caso não seja realizado, o revelador continuará reagindo até escurecer a fotografia por completo
Lavagem
v  aquisição de uma fotografia durável e de qualidade
v  removidos todos os resíduos químicos que estavam na fotografia
v  lavada em água corrente com o uso de sulfito de sódio
Secagem
v  secam naturalmente
v  Estufas: temperatura não pode ultrapassar de 40ºC
Fotografia colorida
v  explorada durante os anos de 1800.
v  A primeira fotografia colorida :1861
v  físico James Clerk Maxwell
v  O primeiro filme colorido: Autocromo (1907)
v  extrato de batata
v  O primeiro filme colorido moderno: Kodachrome (1935)
v  três emulsões coloridas
Foto digital
v  1990: Kodak lançou o DCS 100
v  primeira câmera digital comercialmente disponível
Planos de uma imagem
v  9 tipos de planos
v  Definem a proximidade com relação ao objeto/personagem a ser fotografado no enquadro
v  Estímulo/sensação visual
Grande plano geral
v  Ambiente, com seus variados elementos
Plano geral
v  A personagem é mostrada juntamente com o ambiente na qual está inserida
Plano de conjunto
v  O sujeito aparece dos pés à cabeça e se situa num ambiente específico. O sujeito é totalmente caracterizado
Plano americano
v  Sujeito retratado até a altura dos joelhos
Plano médio
v  O indivíduo aparece da cintura para cima. Esse plano é muito utilizado em jornalismo televisivo
Plano Próximo
v  Indivíduo aparece do peito para cima
Close-up
v  importância é totalmente dada ao rosto do sujeito, ressaltando sua expressão – ombros e cabeça
Supercloseup
v  só o rosto é mostrado, o espaço de contexto é completamente esquecido e o intuito é ressaltar mais uma vez expressões
Plano de detalhe
v  Detalhe do rosto ou parte do corpo/ objeto
Ângulos
v  Normal – a câmera é colocada à altura do ombro
v  Realidade tal como é vista
v  Plongée –Mergulho
v  Câmera vê os acontecimento de cima para baixo
v  Efeito de esmagamento
v  Contra- plongée
v  Cena mostrada de baixo para cima
v  Torna tudo mais ameaçador, alongado
Regra dos 3 terços
v  Os pontos importantes da sua foto devem ficar em alguma das 4 convergências dessas linhas recém-desenhadas.
Simetria e assimetria

Enquadramentos inusitados

Nenhum comentário:

Postar um comentário