segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Barroco

Barroco na Itália
       Séc. XVII
       Mudanças – Europa da Idade Moderna
       Origens – fatos do séc. XVI: Reforma Protestante – consequências além das questões da fé
       Mudanças em todos os setores da cultura europeia- Estados nacionais e governo absolutista
       Igreja católica – reação contra a reforma – séc XVI: Concílio de Trento – retoma sua força
       Arte: meio para propagar o catolicismo e ampliar sua influência
Origens
       Grande diferença entre os artistas
       Origina-se na Itália – irradia-se para outros países da Europa
       Princípios gerais: romper o equilíbrio entre  o sentimento e a razão/entre arte e ciência, predominância das emoções e não do racionalismo
Pintura
       Pontos principais:
       Composição em diagonal
       Cenas com acentuado claro-escuro – intensifica a expressão de sentimentos
       Povo simples
Tintoretto
            intensidade da luz e cor
       Temas religiosos, mitológicos e retratos
       Corpos das figuras são mais expressivos do que os rostos
       Luz e cor têm grande intensidade
Caravaggio
       Modelos- pessoas do povo (vendedores, músicos, ambulantes, ciganos, etc)
       Luz – criada intencionalmente (direcionada)
       Contraste de luz e sombra – valorização do efeito plástico
       Fundador do estilo luminista
Andrea Pozzo
       Tetos de igrejas e palácios – efeito decorativo
       Paredes parecem continuar e se abrirem para o céu

Escultura barroca
       Exaltar os sentimentos
       Expressar movimentos
       Efeito decorativo – linhas curvas, drapeados nas vestes e uso de dourado
       Rostos – emoções exacerbadas, dramaticidade
Bernini
       Arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor
       “Êxtase de Santa Teresa” – Capela da igreja de Santa Maria della Vittorio, Roma
Arquitetura Barroca
       Palácios e igrejas
       Igreja católica – proclamara triunfo de sua fé
       Cercanias – importância no projeto (beleza) – Preocupação paisagística
       Itália – Praça de São Pedro (Bernini)
Barroco na Espanha e Países Baixos
       Séc. XVII até  a metade do séc. XVIII – Expansão pela Europa
       Feição nacional
Espanha
       Arquitetura – portadas decoradas em relevo
       Pintura – uso expressivo de luz e sombra
       Preocupação com espírito nacional: realismo e domínio seguro da técnica de pintar
El Greco
       Verticalidade das figuras
       Recupera o caráter espiritual dos mosaicos e ícones bizantinos
Velázquez
       Retratista – corte espanhola do séc. XVII
       Tipos populares de seu país
       Uso de tons escuros para o fundo – exposto à luz objetos cotidianos das pessoas
       Trabalha a luz para contrastá-la com áreas de sombra
       Luz com função intimista
Países baixos
       Bélgica – linhas movimentadas e forte expressão emocional
       Holanda – espírito prático e austero
       Descritiva – temas: cenas da  vida doméstica e social, minucioso realismo
Pet Paul Rubens
       Cor
       Vestuário- cores quentes (vermelho, verde, amarelo)
       Luminosidade da pele clara das figuras humanas
       Criar cenas que sugerem um movimento intenso
Frans Hals
       Evolução no domínio da luz e sombra – equilíbrio seguro da iluminação
       Retratos individuais e de grupos
       Assemelha-se a um instante fotográfico
Rembrandt
       Gradação da claridade, meios tons, penumbras – envolvem as áreas de luminosidade mais intensa
Vermeer
       Tons em plena claridade
       Temas- vida burguesa da Holanda


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