Barroco
na Itália
•
Séc.
XVII
•
Mudanças
– Europa da Idade Moderna
•
Origens
– fatos do séc. XVI: Reforma Protestante – consequências além das questões da
fé
•
Mudanças
em todos os setores da cultura europeia- Estados nacionais e governo
absolutista
•
Igreja
católica – reação contra a reforma – séc XVI: Concílio de Trento – retoma sua
força
•
Arte:
meio para propagar o catolicismo e ampliar sua influência
Origens
•
Grande
diferença entre os artistas
•
Origina-se
na Itália – irradia-se para outros países da Europa
•
Princípios
gerais: romper o equilíbrio entre o
sentimento e a razão/entre arte e ciência, predominância das emoções e não do
racionalismo
Pintura
•
Pontos
principais:
•
Composição
em diagonal
•
Cenas
com acentuado claro-escuro – intensifica a expressão de sentimentos
•
Povo
simples
Tintoretto
intensidade da luz e cor
•
Temas
religiosos, mitológicos e retratos
•
Corpos
das figuras são mais expressivos do que os rostos
•
Luz
e cor têm grande intensidade
Caravaggio
•
Modelos-
pessoas do povo (vendedores, músicos, ambulantes, ciganos, etc)
•
Luz
– criada intencionalmente (direcionada)
•
Contraste
de luz e sombra – valorização do efeito plástico
•
Fundador
do estilo luminista
Andrea
Pozzo
•
Tetos
de igrejas e palácios – efeito decorativo
•
Paredes
parecem continuar e se abrirem para o céu
Escultura
barroca
•
Exaltar
os sentimentos
•
Expressar
movimentos
•
Efeito
decorativo – linhas curvas, drapeados nas vestes e uso de dourado
•
Rostos
– emoções exacerbadas, dramaticidade
Bernini
•
Arquiteto,
urbanista, escultor, decorador e pintor
•
“Êxtase
de Santa Teresa” – Capela da igreja de Santa Maria della Vittorio, Roma
Arquitetura
Barroca
•
Palácios
e igrejas
•
Igreja
católica – proclamara triunfo de sua fé
•
Cercanias
– importância no projeto (beleza) – Preocupação paisagística
•
Itália
– Praça de São Pedro (Bernini)
Barroco
na Espanha e Países Baixos
•
Séc.
XVII até a metade do séc. XVIII –
Expansão pela Europa
•
Feição
nacional
Espanha
•
Arquitetura
– portadas decoradas em relevo
•
Pintura
– uso expressivo de luz e sombra
•
Preocupação
com espírito nacional: realismo e domínio seguro da técnica de pintar
El
Greco
•
Verticalidade
das figuras
•
Recupera
o caráter espiritual dos mosaicos e ícones bizantinos
Velázquez
•
Retratista
– corte espanhola do séc. XVII
•
Tipos
populares de seu país
•
Uso
de tons escuros para o fundo – exposto à luz objetos cotidianos das pessoas
•
Trabalha
a luz para contrastá-la com áreas de sombra
•
Luz
com função intimista
Países
baixos
•
Bélgica
– linhas movimentadas e forte expressão emocional
•
Holanda
– espírito prático e austero
•
Descritiva
– temas: cenas da vida doméstica e
social, minucioso realismo
Pet
Paul Rubens
•
Cor
•
Vestuário-
cores quentes (vermelho, verde, amarelo)
•
Luminosidade
da pele clara das figuras humanas
•
Criar
cenas que sugerem um movimento intenso
Frans Hals
•
Evolução
no domínio da luz e sombra – equilíbrio seguro da iluminação
•
Retratos
individuais e de grupos
•
Assemelha-se
a um instante fotográfico
Rembrandt
•
Gradação
da claridade, meios tons, penumbras – envolvem as áreas de luminosidade mais
intensa
Vermeer
•
Tons
em plena claridade
•
Temas-
vida burguesa da Holanda
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