domingo, 26 de julho de 2015

Renascimento

Renascimento na Itália
       Renascimento – termo aplicado à Civilização europeia (1300 e 1650)
       Reviver dos ideais de cultura greco-romano
       Progresso e realizações no campo da arte, literatura e ciência
       Humanismo – valorização do homem e da natureza
Arquitetura Renascentista
       Espaços compreensíveis de todos os ângulos visuais
       Ordem e disciplina que superassem  o ideal de infinidade do espaço das catedrais góticas
       Baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que a organiza, de qualquer ponto que se coloque
Filippo Brunelleschi
       Pintor, escultor, arquiteto
Pintura Renascentista
       Não vê o homem como simples observador, mas como expressão de Deus
       Mundo como realidade a ser compreendida cientificamente
       Perspectiva x Claro-escuro x Realismo
       Perspectiva – estudo geométrico e matemático
       Claro-escuro – jogo de contrastes para atribuir volume
       Artistas com estilo pessoal
       Criador individual e autônomo
Masaccio
       Primeiro a conceber pintura como imitação do real
Fra Angelico
       Tendência religiosa (criação no convento)
       Impregnada de sentido místico
Paollo Uccello
       Compreender o mundo conforme os conhecimentos científicos de seu tempo
       Fantasias medievais
       Representação do momento em que o movimento está sendo contido
Piero della Francesca
       Imobilidade e beleza geométrica
       Pintura- não tem função de representar acontecimento
       Cria uma composição geométrica
Botticelli
       Linha que sugere ritmo
       Suave e gracioso
       Temas- antiguidade grega, tradição cristã
       “Vênus” - Ideal de beleza relacionado com graça divina
Leonardo da Vinci
       Arquiteto, inventor, desenhista, pintor, gênio
       Domina luz e sombra e técnica de esfumato
       “Mona Lisa”
Michelangelo
       Pintor, escultor
       “Capela sistina” (Vaticano) - Ideal de beleza renascentista – Deus e Adão
Rafael
       Equilíbrio e simetria
       Modelo de estudo acadêmico de pintura
       Ordem e segurança
       “A escola de Atenas” - Sumário gráfico da história da filosofia grega
Renascimento na Alemanha e Países Baixos
       Ideais renascentistas italianos X Tendências nacionais
       Nacionalização das ideais italianas
       Principal: pintura
       Conciliação entre o gótico e o renascimento italiano
Albrecht Dürer
       Primeiro artista alemão a conceber arte como representação da realidade
       Refletir realidade de seu tempo e país
       Camponeses, soldados, povo
       Geometria e perspectiva –aplicados a natureza e figura humana
       Busca traços psicológicos
       Retratista
Hans Holbein
       Retratista de personalidades
       Realismo tranquilo
Bruegel
       Retrata as pequenas aldeias que ainda conservavam a cultura medieval
       Composição com grande nº de pessoas
       Melancolia


Nenhum comentário:

Postar um comentário