quarta-feira, 22 de abril de 2015

Texto referencial da Idade Média

Idade Média

Arte bárbara

       Arte bárbara x greco-romano
       Ausência da representação da figura humana
       Preocupação decorativa
       Geometrização e abstração
       Coroa de Ferro e Cruz Votiva de Agilulfo

Decadência cultural no Ocidente
       Transição para Idade Média –autoridade da igreja
       Rei soberano de suas terras
       Desconhecimento de assuntos referentes à educação e à arte – grande pobreza e vida no campo
       Escolas mantidas pela igreja – únicos a contratar artistas

A arte do Império Carolíngio
       Carlos Magno – desenvolvimento cultural
       Guildas – oficinas
       Obras de tamanhos pequenos (pinturas, esculturas e trabalhos em metal)
Mosteiros
       Ilustração de manuscritos (Iluminuras)
       Arquitetura, pintura, ourivesaria, cerâmica, fundição de sinos, encadernação e fabricação de vidros
       Escolas de arte da época

Arte Românica

       Novo estilo para as edificações – românico
       Final do séc XI e XII d.c. na Europa
       Abóbadas, pilares maciços e aberturas estreitas (janelas)

Arquitetura Românica
       Abóbada – de berço e aresta
Abóbada de berço
       Simples – semicírculo
       Arco pleno (grande peso, desabamentos)
Abóbada  de arestas
       Intersecção de 2 abóbadas de berço apoiadas sobre pilares
       Forma compacta (devido a base quadrada)
Mosteiro de Saint Pierre

Pintura Românica
       Decorações murais – afrescos
       Ligados a arquitetura
Afrescos
       Pintar sobre parede úmida
       Sobre a parede: reboco à base de cal, coberto por fina camada de  gesso
       Argamassa ainda úmida (quando seca a cor adere ao gesso)
Pintura Românica
       Modelo – ilustrações dos livros religiosos
       Motivos – religiosos
       Características: deformação(proposital e relacionado a temática) e colorismo (cores chapadas)
       Não imitavam a natureza

Arte Gótica

       Séc XII – economia fundamental do comércio – centro de vida social desloca-se do campo para a cidades: burguesia urbana

Arquitetura gótica
       Primeiras mudanças em relação a românica
       Séc XVI –Gótico (nome pejorativo – considerado bárbado “godos”-povo que destruiu as obras da civilização romana)
       Fachada -3 portais /Românica -1 portal
       Presença de rosáceas
       Abóbada de nervuras (arcos visíveis que formam a estrutura)- arcos ogivais(igrejas mais altas)
       Pilares –não necessitavam mais de paredes grossas(amplas janelas)
       Arcobotante (apoio para os arcos – maior leveza nas construções)

Arquitetura gótica no século XIII
       Vitrais com temas sacros
       Ambiente repleto de luz, leveza e multicolorido
       Etapas:
       1º Colorir o vidro
       2º Placas de vidro (antique) – sopro e corte com ponta de diamante
       3º Pintar com tinta opaca preta os detalhes
       4º Acondicionar as peças nos “perfis de chumbo”

Escultura
       Associada à arquitetura
       Enriquecimento artísticos para as construções
       Giovanno Pisano

Manuscritos ilustrados
       Materiais: marfim, ouro, prata e decorados em esmalte
       Páginas: pele de cordeiros ou vitelas
       Copistas – transcrição dos textos
       Artistas – criavam as ilustrações (iluminuras)
     Pintura Gótica Séc XIII, XIV e início do XV
       Prenúncio do Renascimento
       Busca pelo realismo
       Giotto
       Cimabue
Giovanni Gualteri:
       Cimabue
       Influência: mosaicos e ícones bizantinos
       Preocupação com o realismo nas figuras humanas
Giotto:
       Afrescos
       Santos e figuras humanas de aparência comum
Jan Van Eyck
       Retábulos (2 ou mais partes de painéis que se fecham)celebrações religiosas
       Quadros menores

       Realismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário