Idade Média
Arte bárbara
• Arte
bárbara x greco-romano
• Ausência
da representação da figura humana
• Preocupação
decorativa
• Geometrização
e abstração
• Coroa
de Ferro e Cruz Votiva de Agilulfo
Decadência cultural no Ocidente
• Transição
para Idade Média –autoridade da igreja
• Rei
soberano de suas terras
• Desconhecimento
de assuntos referentes à educação e à arte – grande pobreza e vida no campo
• Escolas
mantidas pela igreja – únicos a contratar artistas
A arte do Império Carolíngio
• Carlos
Magno – desenvolvimento cultural
• Guildas
– oficinas
• Obras
de tamanhos pequenos (pinturas, esculturas e trabalhos em metal)
Mosteiros
• Ilustração
de manuscritos (Iluminuras)
• Arquitetura,
pintura, ourivesaria, cerâmica, fundição de sinos, encadernação e fabricação de
vidros
• Escolas
de arte da época
Arte Românica
• Novo
estilo para as edificações – românico
• Final
do séc XI e XII d.c. na Europa
• Abóbadas,
pilares maciços e aberturas estreitas (janelas)
Arquitetura Românica
• Abóbada
– de berço e aresta
Abóbada de berço
• Simples
– semicírculo
• Arco
pleno (grande peso, desabamentos)
Abóbada de arestas
• Intersecção
de 2 abóbadas de berço apoiadas sobre pilares
• Forma
compacta (devido a base quadrada)
Mosteiro de Saint Pierre
Pintura Românica
• Decorações
murais – afrescos
• Ligados
a arquitetura
Afrescos
• Pintar
sobre parede úmida
• Sobre
a parede: reboco à base de cal, coberto por fina camada de gesso
• Argamassa
ainda úmida (quando seca a cor adere ao gesso)
Pintura Românica
• Modelo
– ilustrações dos livros religiosos
• Motivos
– religiosos
• Características:
deformação(proposital e relacionado a temática) e colorismo (cores chapadas)
• Não
imitavam a natureza
Arte Gótica
• Séc
XII – economia fundamental do comércio – centro de vida social desloca-se do
campo para a cidades: burguesia urbana
Arquitetura gótica
• Primeiras
mudanças em relação a românica
• Séc
XVI –Gótico (nome pejorativo – considerado bárbado “godos”-povo que destruiu as
obras da civilização romana)
• Fachada
-3 portais /Românica -1 portal
• Presença
de rosáceas
• Abóbada
de nervuras (arcos visíveis que formam a estrutura)- arcos ogivais(igrejas mais
altas)
• Pilares
–não necessitavam mais de paredes grossas(amplas janelas)
• Arcobotante
(apoio para os arcos – maior leveza nas construções)
Arquitetura gótica no século XIII
• Vitrais
com temas sacros
• Ambiente
repleto de luz, leveza e multicolorido
• Etapas:
• 1º
Colorir o vidro
• 2º
Placas de vidro (antique) – sopro e corte com ponta de diamante
• 3º
Pintar com tinta opaca preta os detalhes
• 4º
Acondicionar as peças nos “perfis de chumbo”
Escultura
• Associada
à arquitetura
• Enriquecimento
artísticos para as construções
• Giovanno
Pisano
Manuscritos ilustrados
• Materiais:
marfim, ouro, prata e decorados em esmalte
• Páginas:
pele de cordeiros ou vitelas
• Copistas
– transcrição dos textos
• Artistas
– criavam as ilustrações (iluminuras)
Pintura
Gótica Séc XIII, XIV e
início do XV
• Prenúncio
do Renascimento
• Busca
pelo realismo
• Giotto
• Cimabue
Giovanni Gualteri:
• Cimabue
• Influência:
mosaicos e ícones bizantinos
• Preocupação
com o realismo nas figuras humanas
Giotto:
• Afrescos
• Santos
e figuras humanas de aparência comum
Jan Van Eyck
• Retábulos
(2 ou mais partes de painéis que se fecham)celebrações religiosas
• Quadros
menores
• Realismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário